Burnout—é um termo que pode ser aplicado a quase tudo na nossa vida. Pode ser descrito como um estado de exaustão emocional, mental e, às vezes, física, causado por stress prolongado e repetido.  

O burnout dos colaboradores é um problema generalizado que afeta indivíduos e organizações, e que pode levar à diminuição da produtividade e ao declínio do bem-estar geral dos colaboradores. 

O problema com o burnout dos colaboradores é que não é necessariamente causado pelo excesso de trabalho. Em vez disso, fica a dever-se a condições de trabalho apouco ou nada ideais, seja pela cultura de trabalho excessivo, objetivos prazos e expectativas irrealistas, falta de flexibilidade ou reconhecimento, etc.. Por isso, as empresas devem assumir um papel proativo na manutenção de um ambiente de trabalho que seja saudável e produtivo. Eis algumas estratégias que podem ajudar.  

Como prevenir o burnout dos colaboradores 

Implementar um programa alargado de wellness que aborde todas as dimensões da saúde pode ajudar a prevenir ou a diminuir a incidência deste problema. Perceba se a sua empresa está a combater o burnout dos colaboradores, agindo da seguinte forma. 

Eis algumas das melhores maneiras de prevenir o burnout dos colaboradores: 

  • Disponibilize um programa de benefícios de wellness 
  • Oferecer amplas oportunidades de formação e desenvolvimento profissional 
  • Recorde aos seus colaboradores a razão de ser da empresa, o "porquê" de estarem ali.
  • Valorize a retribuição 

Disponibilize um programa de benefícios de wellness 

Os programas de wellness são essenciais para o fortalecimento da cultura empresarial e para o envolvimento dos colaboradores. Se considerarmos o tempo que é passado no trabalho durante toda a vida, faz todo o sentido cuidar da saúde física e emocional das pessoas.  

Implemente iniciativas que apoiem o bem-estar dos colaboradores. Incentive a atividade física, as práticas de atenção plena e as técnicas de gestão de stress. Disponibilize recursos e formação sobre como manter um estilo de vida saudável. 

Reserve tempo para analisar quem são as pessoas que compõem a sua empresa e qual o valor que essas pessoas aportam. Ao fazê-lo, aumenta a probabilidade de conseguir implementar programas de wellness que os seus colaboradores realmente apreciem.  

Oferecer amplas oportunidades de formação e desenvolvimento profissional 

Ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento de competências. Ao disponibilizar programas de formação, orientação ou projetos multifuncionais estará a ajuda os colaboradores a expandir conhecimentos e a melhorar competências. Este sentimento de evolução e progresso aumenta a satisfação no trabalho e combate a estagnação. 

Recorde aos seus colaboradores a razão de ser da empresa, o "porquê" de estarem ali. 

Quando se vive bombardeado por reuniões, prazos e uma infindável carga de trabalho, é fácil perder-se de vista o principal porquê da nossa missão. Recorde aos colaboradores a visão e missão da sua empresa, integrando regularmente os valores da sua marca nas atividades e mensagens de reforço da cultura da empresa. Deste modo, conseguirá reforçar a ligação entre o contributo dos colaboradores e as grandes metas a alcançar.  

Valorize a retribuição 

Conhecida como a "euforia de quem ajuda", fazer voluntariado e dar aos outros dá ânimo e estimula uma boa saúde física e mental. Incorporar atividades de solidariedade na cultura da empresa eleva a moral e a camaradagem. Como resultado, os colaboradores sentem-se mais unidos. 

A prevenção do burnout requer um esforço de proatividade constante. Avalie regularmente o bem-estar dos seus colaboradores, peça-lhes feedback e vá fazendo os ajustes necessários aos programas de wellness que melhor propiciem um ambiente de trabalho agradável e motivador.   

A ClassPass pode ajudá-lo na criação de uma cultura empresarial que previna o burnout dos colaboradores. Contacte-nos para saber mais.  

Sign up for email updates including: events, product updates, Benefit articles & more.