O sucesso de uma empresa é diretamente influenciado pela dedicação e produtividade dos seus colaboradores. Um dos principais fatores que contribuem para uma força de trabalho envolvida e motivada é a existência de um programa abrangente e adequado de benefícios para os colaboradores.   

Guia Completo para a Criação de Programas de Benefícios 

No atual mercado de trabalho competitivo, um programa de benefícios apelativo para colaboradores ajudará a atrair os melhores talentos, melhorar a retenção de pessoas e melhorar o bem-estar geral das equipas. Neste artigo, apresentamos um plano passo a passo para criar —ou renovar— os seus benefícios para colaboradores.  

O que é um programa de benefícios para colaboradores?  

A melhor definição de benefícios para colaboradores é qualquer vantagem, recompensa ou atividade lúdica que uma empresa oferece aos colaboradores. Embora muitos associem os benefícios para colaboradores com uma folga remunerada ou ao seguro de saúde, existem várias outras vantagens, como uma inscrição num ginásio, poder trazer o cão para o escritório ou uma compensação monetária por trabalhar remotamente. 

Os benefícios para colaboradores incluem: 

  • Benefícios de Maternidade 
  • Benefícios de Paternidade 
  • Benefícios de Planeamento Familiar e Fertilidade 
  • Benefícios de trabalho híbrido e remoto
  • Benefícios de PPR
  • Benefícios de fitness
  • E outros

Porque é que os benefícios para colaboradores são importantes?  

Os benefícios para colaboradores ajudam a criar uma cultura de trabalho positiva e a aumentar a produtividade. Mostram que a empresa se preocupa com as suas pessoas.  

Os dias de picar o ponto, trabalhar das 9h às 17h, pertencem ao passado. A cultura de trabalho está a mudar à medida que a Geração Z e os Millennials assumem a força de trabalho. assumem a força de trabalho. Muitos esperam mais dos seus empregos do que apenas um salário – o que se traduz por benefícios de qualidade.  

Como criar um programa de benefícios bem sucedido 

Agora que já abordamos o básico, aprofundemos os detalhes da criação de um programa de benefícios que os colaboradores, os atuais e os futuros, considerem apelativo. 

Passo 1: Alinhar os benefícios com os Valores da empresa 

Wellness para colaboradores é fundamental para uma cultura corporativa positiva. É por isso que os programas de wellness devem estar alinhados e promover a cultura, o espírito e a missão da sua empresa. Considere as seguintes questões ao pensar nas iniciativas de wellness corporativo atuais ou propostas: 

  • Os benefícios que oferece, ou espera oferecer, motivam os colaboradores a cumprir a missão da empresa? 
  • Será que manifestam a visão ou os valores da liderança executiva na área de wellness??  
  • Os colaboradores estão conscientes do interesse das chefias no bem-estar e numa forte cultura empresarial? 
  • Os colaboradores associam o propósito do programa de wellness corporativo ao espírito da cultura da empresa? 

Dica Pro: Elabore um manifesto de intenções para o programa de wellness, descrevendo o propósito, as metas e os valores a integrar, e comunique-o às suas equipas, definindo os princípios orientadores, tanto para a liderança quanto para os colaboradores. 

Passo 2: Entenda as necessidades exclusivas dos seus colaboradores 

O foco e a missão de um programa de benefícios para colaboradores devem ser representativos da totalidade da força de trabalho. Todos os colaboradores devem poder usufruir dos benefícios. Oferecer tal nível de inclusão pode parecer avassalador, mas existe forma de garantir que a sua organização proporcione benefícios de wellness que possam satisfazer todo o espectro de necessidades. 

Comece por considerar as características demográficas das suas equipas. Provavelmente, terá colaboradores de diferentes géneros, várias gerações e até de culturas e nacionalidades variadas – cada um deles com diferentes desafios ao nível das expectativas pessoais e profissionais. Simplificando, aquilo que uma jovem millennial procura numa oferta de wellness é provavelmente diferente daquilo que o baby-boomer de meia idade há-de preferir. Ainda que existam múltiplos programas aplicáveis a qualquer idade, fase de vida ou nacionalidade, ter noção dos segmentos demográficos da sua empresa, permite-lhe ter uma perspectiva mais exata das reais preocupações e prioridades em termos de saúde e bem-estar de uns e outros. Conhecer os seus colaboradores e o que eles mais valorizam conduz a melhores investimentos e a melhores resultados na implementação de programas benefícios. 

Em seguida, fale diretamente com a sua equipa. Reserve algum tempo para compreender os diferentes cenários demográficos da sua organização inquirindo-os diretamente para assim obter uma visão mais precisa das suas pretensões, necessidades e preocupações.  

Finalmente, dê prioridade a frequentes inquéritos sobre a satisfação dos seus colaboradores, assim como às expectativas de potenciais colaboradores, relativamente à experiência com os programas disponibilizados, para perceber aquilo que está a funcionar e o que nem tanto. Ao solicitar este feedback, garanta que estejam implementados métodos de medição e análise da participação e das respostas para melhor entender se o feedback recebido corresponde ao envolvimento real.  

Passo 3: Escolher a combinação ideal de benefícios 

Embora exista uma variedade de opções de benefícios para os colaboradores, as melhores propostas são as que melhor se adaptam à realidade da sua empresa e que prevêm alternativas e flexibilidade. Estamos a referir-nos, entre outros, a:  

  • Seguro de saúde: Planos de assistência médica, dentária e oftalmológica, que ajudam os colaboradores e as famílias a aceder a cuidados de saúde e a cobrir as despesas médicas 
  • Ausências remuneradas (PTO): Dias de férias, feriados, licença médica e dias pessoais remunerados que dão aos colaboradores tempo para descansar, relaxar e tratar de assuntos pessoais. 
  • Esquemas de trabalho flexível:Opções de trabalho remoto, horários flexíveis ou semanas de trabalho reduzidas, permitindo que os colaboradores atinjam um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional 
  • Desenvolvimento profissional: Programas de formação, workshops e oportunidades educativas para ajudar os colaboradores a ampliar competências e a progredir na carreira 
  • Reconhecimento do desempenho e recompensas aos colaboradores: Programas que reconhecem e recompensam a excelência de desempenho e as conquistas dos colaboradores 
  • Apoio à saúde mental: Recursos e serviços com enfoque na saúde mental, incluindo programas de aconselhamento e gestão de stress 
  • Programas de wellness: Iniciativas que promovem o bem-estar dos colaboradores, como inscrições em ginásios, aulas de fitness ou exames de saúde 

A seleção do conjunto de benefícios a oferecer aos colaboradores requer uma criteriosa consideração e compreensão das necessidades, assim como do que é oferecido em geral no setor, para além das restrições orçamentais e requisitos legais. 

Passo 4: Comunicar o seu programa de benefícios 

O programa de benefícios será tão eficiente quanto o conhecimento que os colaboradores tiverem do mesmo. Ao implementar novas ofertas, certifique-se de que a comunicação seja uma prioridade tanto no lançamento quanto na continuidade.  

Comece por divulgar informação contínua e atualizada, assim como fontes de informação através de uma newsletter regular. Se a sua empresa já emite uma newsletter, aproveite para integrar uma nova secção em que promova o seu programa de wellness e destaque as respetivas vantagens, assim como a experiência que os colaboradores vêm tendo com o mesmo. Se ainda não dispõe de uma newsletter empresarial, este novo programa de wellness pode ser a oportunidade perfeita para o lançamento.  

Dica pro: Empregue linguagem emocional na sua comunicação, incluindo histórias pessoais de sucesso de colaboradores que integraram o programa. 

Promova a sua mensagem onde os seus colaboradores estejam e a consigam ver e compreender. Desde disponibilizar panfletos em papel nos locais de trabalho, a correr campanhas de redes sociais até organizar webinars de esclarecimento e eventos presenciais, faça por encontrar a combinação certa de meios de comunicação de modo a ampliar a consciência e o envolvimento dos seus colaboradores com o programa de benefícios. 

O programa de benefícios para colaboradores é uma poderosa forma de investir nos seus colaboradores e promover uma cultura de bem-estar sólida e envolvente. Se mantiver o alinhamento entre os valores da empresa e a motivação das suas equipas, os seus programas de benefícios revelar-se-ão um importante instrumento de valorização e suporte para as suas equipas, a médio e a longo prazo.  

Sign up for email updates including: events, product updates, Benefit articles & more.