"Esgotamento" é um termo que pode se aplicar a praticamente qualquer coisa da nossa vida. Segundo as melhores descrições, é um estado de exaustão emocional, mental e, às vezes, física, causado pelo estresse frequente e prolongado.  

O esgotamento profissional, em particular, é um problema generalizado que afeta tanto funcionários quanto empresas e pode acabar reduzindo a produtividade e o bem-estar geral dos funcionários. 

O problema é que o esgotamento profissional nem sempre é causado pelo excesso de trabalho; é mais comum que ele seja desencadeado por condições laborais desfavoráveis (como a cultura de sobrecarga, as expectativas e os cronogramas pouco realistas, a falta de flexibilidade ou reconhecimento etc.). Por isso, as empresas precisam tomar a iniciativa de manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Temos aqui algumas estratégias para ajudar.  

Como prevenir o esgotamento nos funcionários 

Um ótimo antídoto que as empresas podem adotar é um programa abrangente de bem-estar corporativo que cuide da saúde em todas as dimensões. Avalie se a sua empresa está combatendo o esgotamento entre os funcionários com as medidas abaixo. 

Eis as melhores formas de prevenir o esgotamento entre os funcionários: 

  • Oferecer um programa de bem-estar corporativo 
  • Oferecer oportunidades de capacitação e desenvolvimento 
  • Lembrar os funcionários das motivações da empresa
  • Priorizar o retorno à comunidade 

Oferecer um programa de bem-estar corporativo 

Os programas de bem-estar são essenciais quando se quer fortalecer a cultura da empresa e o envolvimento dos colaboradores. Se pensarmos na quantidade de tempo que cada pessoa dedica ao trabalho durante a vida, incentivar o bem-estar físico e emocional dos funcionários faz todo o sentido.  

Adote iniciativas que apoiem o bem-estar dos funcionários. Incentive a atividade física, as práticas de mindfulness e as técnicas de controle do estresse. Ofereça recursos e instrução para que eles saibam como manter um estilo de vida saudável. 

Tire um tempo para entender quem são as pessoas que compõem a sua empresa e o que elas apreciam. Fazendo isso, é mais provável que você consiga adotar um programa de bem-estar que dialogue de verdade com os seus funcionários.  

Oferecer oportunidades de capacitação e desenvolvimento 

Dê oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e o crescimento. Ofereça programas de capacitação, mentorias ou projetos multifuncionais que ajudem os funcionários a expandir seus conhecimentos e habilidades. Esse senso de progresso e desenvolvimento aumenta a satisfação com o trabalho e previne a estagnação. 

Lembrar os funcionários das motivações da empresa 

Quando estamos afundados em reuniões, prazos e uma carga de trabalho infinita, é fácil perder de vista os motivos maiores do nosso trabalho. Lembre os funcionários da visão e missão de sua empresa ao integrar regularmente os valores de sua marca em atividades e mensagens com foco na cultura empresarial. Isso reforça a ligação entre as contribuições dos funcionários e os objetivos maiores.  

Priorizar o retorno à comunidade 

Devido a um fenômeno chamado de "helper's high" ("euforia do ajudante"), o voluntariado e a doação têm efeitos positivos em nossa saúde física e mental. Incorporar atividades beneficentes à cultura do seu ambiente de trabalho promove o companheirismo e aumenta o moral. Assim, os funcionários se sentem mais conectados — e empoderados — no trabalho. 

A prevenção do esgotamento exige iniciativa e continuidade. Avalie regularmente o bem-estar dos seus funcionários, peça a opinião deles e faça os ajustes necessários ao programa de bem-estar para criar o ambiente de trabalho mais acolhedor possível.   

A ClassPass pode ajudar você a criar uma cultura corporativa que previna o esgotamento entre os funcionários. Fale conosco para saber mais.  

Sign up for email updates including: events, product updates, Benefit articles & more.