Benefit - A Corporate Wellness Blog By ClassPass

O guia definitivo para a implementação de um programa de benefícios

Escrito por Stephanie Schappert | 12/12/2023 14:27:04

O sucesso de uma empresa depende diretamente da dedicação e produtividade de seus funcionários. Um dos principais fatores que contribuem para a motivação e o engajamento da força de trabalho é um programa de benefícios abrangente e bem pensado.  

O guia definitivo para a implementação de um programa de benefícios 

No competitivo mercado de trabalho de hoje, um programa de benefícios eficiente ajuda a atrair os melhores talentos, a aumentar sua retenção e a melhorar o bem-estar geral de seu pessoal. Nesta edição do blog, você vai encontrar um plano passo a passo para criar – ou reformular – os benefícios de seus funcionários.  

O que é um programa de benefícios para funcionários?  

A melhor definição de benefício é qualquer prêmio, abono, compensação ou gratificação que a empresa oferece a seus funcionários. Embora muitos vejam estes benefícios simplesmente como folga remunerada ou seguro médico, existem várias outras formas – como inscrição em academias, uma política que aceita animais de estimação no local de trabalho ou a remuneração pelo trabalho remoto. 

Entre os benefícios aos funcionários podemos citar: 

  • Auxílio-maternidade 
  • Licença-paternidade 
  • Benefícios de planejamento familiar e reprodutivo 
  • Benefícios para trabalhadores híbridos e remotos
  • Planos de previdência privada
  • Benefícios de fitness e bem-estar
  • E muito mais

Por que os benefícios para funcionários são importantes?  

Os benefícios oferecidos aos funcionários ajudam a criar uma cultura positiva e a aumentar sua produtividade. Eles também mostram que a empresa se preocupa realmente com seus funcionários.  

Os dias de bater o ponto na entrada e na saída, das 8h às 18h, acabaram. A cultura do trabalho nas empresas mudou muito desde que a geração Z e a geração do milênio tornaram-se a maioria da força de trabalho. Muitos esperam mais de seus empregadores do que apenas o holerite – e isso inclui benefícios de alto nível.  

Como criar um programa de benefícios bem-sucedido  

Agora que vimos os pontos básicos, vamos ver em mais detalhes como criar um programa de benefícios que seja bem apreciado e valorizado tanto pelos seus atuais funcionários quanto pelos futuros. 

1ª etapa: alinhar seus benefícios aos valores da empresa 

O bem-estar dos funcionários é fundamental para a positividade da cultura corporativa. É por isso que para promover a cultura, os valores e a missão da empresa, seu programa de bem-estar deve estar alinhado com eles. Considere as seguintes questões ao pensar sobre suas iniciativas de bem-estar corporativo, sejam elas atuais ou propostas: 

  • Os benefícios que você oferece, ou pretende oferecer, ajudam os funcionários a cumprir a principal missão da empresa? 
  • Eles manifestam a visão ou os valores da alta administração na área de bem-estar?  
  • Os funcionários estão cientes do interesse da alta administração no bem-estar e no fortalecimento da cultura da empresa? 
  • Seus funcionários serão capazes de estabelecer a relação entre o propósito do programa de bem-estar corporativo e os valores e a cultura da empresa? 

Dica dos especialistas: Crie uma declaração de missão específica para suas iniciativas de bem-estar que seja comunicada e compreendida pela equipe inteira. Ela será o princípio fundamental que descreve a finalidade, os objetivos e os valores do programa tanto para a administração quanto para os funcionários da empresa. 

2ª etapa: saber quais são as necessidades individuais de seus funcionários 

O foco e a missão de um programa de benefícios não devem atender apenas a uma parcela da força de trabalho; o benefício deve ser estendido a cada funcionário. Alcançar este nível de inclusão pode parecer difícil – mas a verdade é que existem várias maneiras de garantir que sua empresa ofereça benefícios de bem-estar que atendam às necessidades de todos. 

Para começar, considere as características demográficas de sua força de trabalho. Você tem funcionários de diferentes gêneros, abrangendo várias gerações e diversas culturas – cada um com diferentes expectativas e estresses pessoais e profissionais. Portanto, é muito provável que aquilo que a mulher da geração do milênio que trabalha no 6º andar procura em uma oferta de bem-estar seja diferente daquilo que o senhor da geração pós-guerra que trabalha no 2º andar espera. Embora existam muitos programas que são válidos independentemente da idade, fase da vida ou origem, ter conhecimento das características demográficas de seus funcionários fornece informações preciosas sobre suas preocupações e prioridades com relação à saúde. Naturalmente, saber quem são seus funcionários e o que eles mais valorizam ajuda a investir da melhor forma para oferecer o tipo certo de benefícios. 

Em seguida, fale diretamente com seu pessoal. Dedique um tempo para compreender as diversas características demográficas de sua empresa e mantenha um diálogo direto com esses grupos para obter uma visão precisa de suas aspirações, necessidades e preocupações.  

E, finalmente, faça pesquisas frequentes com seu pessoal – e também com funcionários em potencial – sobre sua experiência com os programas que você oferece e o que eles gostariam de acrescentar ou retirar. Ao pedir opiniões e comentários, certifique-se de que existam métricas para medir a participação e determinar se essas opiniões estão levando a um envolvimento real.  

3ª etapa: escolher a combinação certa de benefícios 

Embora haja uma grande variedade de opções em termos de benefícios para funcionários, as melhores são aquelas que podem ser personalizadas para a sua empresa, e que oferecem a flexibilidade de diferentes possibilidades e alternativas. Isso inclui, mas não se limita a:  

  • Assistência médica: planos de seguro médico, odontológico e oftalmológico que ajudam os funcionários e suas famílias a ter acesso a serviços de saúde e a cobrir despesas médicas 
  • Folga remunerada: períodos de férias remuneradas, feriados, licença médica e de ausência por motivos pessoais que dão aos funcionários tempo para descansar, relaxar e tratar de assuntos pessoais 
  • Flexibilidade de trabalho: a possibilidade de trabalho remoto, horários flexíveis ou semanas de trabalho reduzidas, permitindo aos funcionários manter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional 
  • Capacitação profissional: programas de treinamento, seminários e oportunidades educacionais para ajudar a acelerar o desenvolvimento e progressão de seus funcionários na carreira 
  • Reconhecimento e prêmios: programas que reconhecem e recompensam a excelência no desempenho e nas conquistas dos funcionários 
  • Apoio à saúde mental: recursos e serviços voltados para a saúde mental, incluindo programas de aconselhamento psicológico e redução do estresse 
  • Programas de bem-estar: iniciativas para promover o bem-estar dos funcionários, como inscrições em academias, aulas de ginástica ou exames de saúde 

Decidir quais benefícios oferecer a seus funcionários requer uma cuidadosa consideração e compreensão de suas necessidades, bem como das normativas, restrições orçamentárias e requisitos jurídicos do setor. 

4ª etapa: comunicar os benefícios de seu programa 

O sucesso de seu programa de benefícios vai depender do conhecimento que os funcionários tiverem dele. Ao implementar novas ofertas, certifique-se de que a comunicação esteja entre as principais prioridades, tanto no lançamento quanto em sua continuidade.  

Para começar, divulgue informações e atualizações contínuas por meio de um boletim informativo consistente. Se sua empresa já possuir um, ótimo! Aproveite essa penetração junto ao público e crie uma nova seção para falar sobre o seu programa de bem-estar e colocar em destaque seus diferentes aspectos – ou a experiência dos funcionários da empresa como um todo. Se ainda não houver um boletim informativo em sua empresa, utilize este novo programa de bem-estar como a oportunidade ideal para começar um.  

Dica dos especialistas: use linguagem emocional em sua comunicação e inclua histórias pessoais de funcionários que tiveram sucesso com o programa. 

Dê continuidade aos esforços de comunicação usando os meios que seus funcionários terão maior probabilidade de acessar e compreender. Desde folhetos distribuídos fisicamente no escritório até campanhas nas mídias sociais, webinars de perguntas e respostas e eventos locais, encontre a combinação certa dos meios de comunicação disponíveis para aumentar a conscientização sobre seu programa de benefícios. 

Seu programa de benefícios é uma ferramenta poderosa para ajudar a empresa a investir em seus funcionários e promover uma cultura de bem-estar bem-sucedida. Ao manter o alinhamento com os valores da empresa e uma comunicação constante com seu pessoal, estes esforços certamente trarão benefícios para toda a equipe durante muitos anos.